sexta-feira, junho 24, 2011

Embaixada de Portugal em Copenhaga - “Something is rotten in the state of Denmark!, William Shakespeare "Hamlet." Act I, Scene 4.


De acordo com um post divulgado há já algum tempo no facebook “Podemos observar que há um descontentamento geral em relação ao funcionamento da embaixada/ consulado de Portugal em Copenhaga.” De facto, é, pelo menos,  interessante verificar o vendaval de críticas sobre o funcionamento da embaixada de Portugal em Copenhaga e em especial sobre as atitudes do respectivo embaixador, João Pedro Silveira de Carvalho. No ano passado, excluiu deliberadamente as crianças portuguesas ou luso-descendentes da festa nacional, alegando que a festa era dele e paga do seu próprio bolso.
Com efeito, segundo um outro post, esta incompreensível exclusão das crianças e menores da festa nacional não só esteve na origem de decepção, mas também de mágoa dos portugueses: “Sinto-me decepcionada com a decisão que o Senhor Embaixador tomou de excluir as crianças e jovens abaixo dos 21 anos. Parece que uns são mais portugueses do que outros. Na minha opinião a sua atitude é condescendente, recorrendo a um certo abuso do seu estatuto e função diplomática não deixando espaço para discussão e uma eventual revisão da sua decisão. Atitude contrária aos valores da democracia e igualdade social valores altamente estimados na sociedade e cultura dinamarquesa que o Senhor Embaixador igualmente deveria acomodar no seu encontro e tratamento dos residentes portugueses. Indigna-me o facto de não haver espaço para as nossas crianças no nosso território português e existir espaço para elas na Dinamarca…
As queixas superam os elogios, que também os há, mas são escassos e pouco significativos: “Eu cheguei há pouco tempo á Dinamarca, mas as queixas aqui deixadas em relação á embaixada portuguesa não me surpreendem. Para mudar a embaixada é preciso mudar o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o que é o mesmo que dizer, mudar a atitude diplomática portuguesa e a cultura prevalecente em Portugal. 

Vivi em vários países (Europa e Norte de África) e esta situação repetiu-se em todos. As embaixadas são microcosmos da sociedade portuguesa de compadrios, influências, incompetência e desinteresse.


O governo português peca na promoção da cultura portuguesa em países lusófonos, quanto mais num país escandinavo!”
Todavia, o curioso da história da recepção do dia de Portugal  é que este ano não houve nada para ninguém, dando o embaixador praticamente a entender – o que não é verdade, tenha-se em atenção o que o próprio disse antes – que não haveria recepção devido a restrições orçamentais, subentendendo-se, pois, que a celebração seria custeada pelo Estado português. Que eu saiba cada chefe de missão ou de posto costuma pagá-la do seu bolso...é para isso que serve o chamado subsídio de representação que os diplomatas recebem todos os meses.
Mas leia-se o comunicado oficial de S.Exa o embaixador que vale a pena: 

"Recepção pelo dia nacional


Por imperativo das restrições orçamentais decretadas pelo Governo Português, não se realizará este ano a recepção comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na Residência do Embaixador de Portugal, no dia 10 de Junho de 2011.

Copenhaga, 05 de Junho de 2011"

Mas que vergonha, estas figuras de sendeiro, meu Deus!
O que é que o cós tem a ver com as calças?

João Pedro Silveira de Carvalho, mais conhecido nas Necessidades pela alcunha do “Pirilau”, já tinha feito das suas no Canadá, onde esteve antes, não sendo particularmente estimado pela comunidade portuguesa local . Silveira de Carvalho foi um antigo protégé do famigerado Martin of the Cross, tendo sido promovido à má fila, sem qualquer critério ou mérito discerníveis, à frente de 40 e tal colegas.
Quem quiser consultar as páginas do facebook com as referências a este assunto ou à comunidade lusa na Dinamarca, pode fazê-lo, aqui (http://www.facebook.com/topic.php?uid=58022141136&topic=15165#topic_top) e também aqui (http://www.facebook.com/pages/Portugueses-na-Dinamarca/168690956522537?sk=wall)

Sem comentários: