sábado, março 27, 2010



Sadismo e tortura
- para quem não viu, vale a pena ter acesso a algumas das imagens deste programa da cadeia francesa France 2 ou ,pelo menos, ver os documentários, como este. É impressionante e diz-nos muito sobre a condição humana. 

No fundo, um número significativo de pessoas, não se importa de torturar gratuitamente desde que isso lhes dê uns minutos de fama.

O país da Revolução  de Maio 68, das greves permanentes, da contestação...que dificilmente é domado pelo poder capitula perante o poder da televisão!.

Antes a TV imbecilizava-nos, agora torna-nos sádicos.


Isto passou-se em França, já antes tinha havido uma experiência-piloto nos EUA e, como a história amplamente nos demonstra (veja-se o caso da Alemanha nazi, do regime dos "khmer rouge" de Pol Pot ou mesmo da nossa Inquisição, muito embora existam óbvias diferenças quantitativas e qualitativas entre todos eles) somos capazes de tudo.

Para quê os belos discursos sobre os Direitos Humanos, quando o homem continua a ser lobo do homem, independentemente das épocas e das circunstâncias? Estamos a perder tempo. Não aprendemos nada.

Sem comentários: