quinta-feira, abril 15, 2010

Impostos a receita ideal - Excerto de uma conversa entre Colbert e Mazarin na época de Luis XIV de França -  Tal como acontece com o nosso Eça... o diálogo continua perfeitamente actualizado e adapta-se bem à realidade lusa!!!

Efectivamente, é perturbador, como algumas receitas parecem manter a sua eficácia através dos séculos…Filosofia bem francesa (e lusitana)!

 Colbert: Para encontrar dinheiro chega-se a um momento em que é impossível  fazer mais mixordices e trapaças. Eu gostaria que o Senhor Superintendente me explicasse o que devemos fazer para gastar ainda mais quando já estamos endividados até á ponta dos cabelos?
Mazarin : Quando se é um simples mortal e se está afogado em dívidas, é óbvio que se vai para a cadeia. Mas com o Estado é um caso diferente.  Não se pode pôr o Estado na prisão. Então, o estado continua e  aumenta a dívida! Todos os estados assim procedem.
Colbert: Ah, sim? Vossa Excelência acredita nisso? Entretanto, é preciso mais dinheiro e como encontrá-lo, uma vez que já criámos todos os impostos imagináveis?
Mazarin: Criam-se outros.
Colbert: Não podemos cobrar mais impostos aos pobres que  já o são.
Mazarin: Sim, é impossível.
Colbert: Então, aos ricos?
Mazarin: Aos ricos também não, porque deixariam de gastar. Um rico que gasta faz viver centenas de pobres.
Colbert: Então, como se faz?
Mazarin: Colbert, francamente,  você raciocina como um penico, por detrás da cama de um doente! Existe uma quantidade enorme de pessoas que estão entre os dois exemplos, não são nem ricos, nem pobres. Franceses que trabalham sonhando um dia vir a ser ricos e temendo ser pobres. São esses o nosso alvo! São esses que devemos taxar, mais, mais e sempre mais! São esses! Quanto mais se lhes tira mais eles trabalham para compensar, são um reservatório inesgotável.    

Excerto da obra  "Le Diable Rouge" (tradução livre)

Sem comentários: