terça-feira, maio 03, 2011


Morte de Osama Bin Laden


Não vamos  relatar factos, deixando essa divulgação para as agências noticiosas, televisões, rádios e imprensa escrita, mas apenas fazer alguns comentários e umas tantas perguntas.
Apesar de todas as vicissitudes recentes, sobretudo no que toca à aprovação do Orçamento de Estado e às relações com os republicanos, maioritários no Congresso, Barack Obama, com esta operação bem sucedida,  parece ter garantida a reeleição para as presidenciais de 2012. Todavia, registe-se que George Bush pai, não obstante a meia-vitória na guerra do Golfo, não conseguiu a mesma proeza, que, no dizer de muitos, estaria ao seu alcance. Não há, pois, favas contadas, quando se extinguir o fogo de artifício e se secar o champanhe!
Porque mataram OBL, quando a ordem presidencial era “bring him to justice”? Então os Navy Seals, altamente treinados e adestrados, não seriam capazes de neutralizar 5 homens no interior do compound? Quem deu a ordem para matar? Quem a executou? Porquê? Mais. Segundo todas as informações disponíveis, note-se bem, de fontes oficiais norte-americanas,  Bin Laden estava desarmado. Logo que resistência podia opor a comandos super-preparados e armados até aos dentes? Por outro lado, presume-se que a comparência de OBL em tribunal, e, bem assim, as suas presumíveis declarações e acusações, seriam demasiado incómodas para os serviços secretos dos EUA (todas as agências confundidas, mas, principalmente, a CIA e a NSA)?
Soube-se que os EUA não terão informado o Paquistão das suas intenções com receio de eventuais fugas de informação para Osama Bin Laden, o que prova muito claramente o grau de confiança que se pode ter nesse país e nos seus dirigentes.
As responsabilidades do Paquistão, dos respectivos serviços secretos (designadamente o temível ISI – Inter-services Intelligence) na protecção a OBL e à Al-Qaeda, são iniludíveis. O jogo duplo sempre foi um apanágio do regime de Islamabad, para proteger o estado-pária (rogue state) instalado e os seus interesses obscuros. Como é que Washington permitiu que o jogo fosse permanentemente jogado desta forma, jamais interveio e impôs regras?  
Num país miserável, numa pequena cidade como Abbottabad, a menos de um quilómetro de uma academia militar, OBL constrói, há meia dúzia de anos, um complexo de edifícios e bunkers monstruoso e ninguém dá por nada. Are you pulling my leg?
Tudo leva a crer que OBL e os seus sequazes mantinham uma relação triangular com a insurgência afegã (talibãs) e com os militares de Islamabad. É preciso que essa relação seja devidamente identificada e desfeita, até às suas últimas consequências a não ser que Washington prefira ocultar qualquer coisa.

Sem comentários: