segunda-feira, janeiro 10, 2011



Consulado Geral em Nova Iorque e crime passional 

Não sei se deveria falar do assunto, porque a crime scene não é, propriamente, a minha chávena de chá (esta tradução do cup of tea para a língua tuga seduz-me - o que é que vocês acham?), os crimes passionais também não são a a minha chícara de café  e quando envolvem bichice (doença que abunda nas Necessidades) nem sequer dão para leite com chocolate. Vem tudo isto a propósito do assassinato do jornalista Carlos Castro, presumivelmente pelo seu amante ocasional e, com certeza, bem pago, Renato Seabra. 
Segundo a imprensa lusitana, a mãe deste último, "Odília Pereirinha... será recebida hoje, às 10.00 [mais cinco horas em Lisboa], pelo chanceler consular de Nova Iorque, António Pinheiro." (DN) Ora bem, o Consulado Geral em Nova Iorque, primeira cidade dos EUA, principal centro de negócios do continente americano, provavelmente a capital cultural do planeta e, além disso, onde vive e trabalha uma importante comunidade portuguesa, não só composta por "Zés Emigras" - com todo o respeito que tenho por eles - mas, sobretudo, pelos chamados expats em todos os sectores profissionais de alto gabarito, não tem titular à altura, mas um simpático senhor Pereira, já com uma certa idade, que é chanceler, ou seja um contratado local, provavelmente do QUC (ou seja, do Quadro Único de Contratação). Nem sequer vice-cônsul há.  
Permito-me recordar que em Nova Iorque existe uma representação da AICEP, designada por Portugal Business Development Agency, cujo director é o dr. Rui Boavista Marques, mas dependente da embaixada de Portugal em Washington e não do Consulado Geral em Nova Iorque. Com efeito, o lugar de Cônsul-geral encontra-se vago e não será preenchido. Em contrapartida, desde a Argentina à Conchinchina, passando por Israel e pela Lituânia, existem em Nova Iorque várias dezenas de consulados com cônsules de carreira, muitos até foram ex-embaixadores e altos funcionários no tôpo da carreira nos respectivos estados.
Portugal pugna por uma eficaz diplomacia económica, por uma diplomacia cultural actuante e dinâmica e por uma política de apoio aos nossos emigrantes, sobretudo aos nossos executivos e quadros, mas fá-lo considerando Nova Iorque uma espécie de dependência de Washington, não se dando sequer ao trabalho de nomear um consul-geral em boa e devida ordem. Nova Iorque já foi considerado um posto de primeiríssima ordem por onde passaram  alguns dos mais brilhantes diplomatas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, com estatuto comprrensivelmente  equivalente ao de uma chefia de missão, mas está hoje entregue ao senhor Pereira.   
Eis, meus amigos, a obra de Amado.
Já, agora, amado por quem?

2 comentários:

Anónimo disse...

Um Post muito oportuno. Na verdade, como foi possível encerrar o C-G em NY? Mas, infelizmente, foi!
P.Rufino

Anónimo disse...

Lembram-se quem foi o último consul em Nova York? Pois é...depois admirem-se...