quinta-feira, julho 28, 2011


Crise financeira – impasse em Washington! Sinais de alarme reais!



Segundo o “Der Spiegel on line international”, os líderes europeus expressaram desde sempre confiança  que os EUA encontrariam uma solução para o actual impasse sobre a dívida. Todavia, neste momento prevalece uma crescente preocupação de que isso não será assim. O Ministro alemão das Finanças Schäuble instou os legisladores norte-americanos a actuarem de forma responsável e outros dirigentes já advertiram para  consequências imprevisíveis se assim o não fizerem. Semana após semana, os investidores têm-se mostrado estranha e incaracteristicamente calmos perante a  incapacidade dos Estados Unidos em chegarem a acordo sobre uma solução que evite o incumprimento iminente.  Os  investidores que já estão habituados a fugirem em pânico do Euro ao menor sinal de apreensão quanto a endividamento na União Europeia encolhem os ombros perante o impasse prevalecente em Washington. “Acabarão por chegar a acordo...” parece ter sido a postura assumida até à data.
Todavia, as coisas começaram agora a mudar. Os títulos cotados em bolsa encetaram uma queda acentuada,  ontem, em Wall Street, com o Dow Jones a cair 200 pontos e as taxas de juro dos T-bonds a subirem.  Os investidores começaram a comprar credit default swaps como medida de segurança contra um eventual incumprimento.
A Europa também  está preocupada. Assim, como, recentemente, os EUA insistiram que a Euro zona acelerasse os seus esforços para resolver a crise da dívida grega, os líderes europeus estão a exigir que Washington tome medidas, no imediato.
Não é, pois, fantasioso, nem  descartável, um cenário de insolvência real dos EUA. A nova Directora do FMI, Christine Lagarde já manifestou a sua preocupação pelo incumprimento nestes termos: “[it is a] very, very serious event, not just for the US, but for the global economy at large."

1 comentário:

Anónimo disse...

ERNESTO, NÃO TE EXCITES. ISTO VAI ACABAR COM PALMAS E CHAMPAGNE COMO SEMPRE.
TEU AZ