segunda-feira, dezembro 20, 2010

Novos rumos? Previsões?


É fácil constatar pela leitura e análise atenta do mapa supra, que o Japão e os EUA pretendem fechar  o acesso da China ao mar aberto (Oceano Pacífico).

Historicamente, a China nunca foi uma potência marítima de relevo e antes que tenha veleidades de o vir a ser, o Japão, com apoio de Washington, pode aspirar a tornar-se na próxima grande potência marítima da zona e uma âncora para os interesses globais dos norte-americanos, na região Ásia-Pacífico.

Por outro lado e num outro cenário a uns milhares de quilómetros de distância, com ou sem o aval da Casa Branca, e independentemente do que possam pensar os russos, a Alemanha, mais uma vez, vai-se rearmar e afirmar-se como uma grande potência continental. Aliás, economicamente a Federação Russa vai encontrar-se numa relação de dependência em relação à RFA, uma vez que os interesses de uma e de outra são complementares e Moscovo encontra-se numa posição de subalternidade.

É por demais óbvio que a corrida armamentista, que já se configura na linha do horizonte, vai  infelizmente  traduzir-se em desenvolvimento, o que não só é enganoso, mas altamente perigoso.

Finalmente,  a França irá presumivelmente vender o seu armamento à China, completando o quadro. 

Alea jacta est!

Sem comentários: