quarta-feira, fevereiro 23, 2011


Líbia e Portugal


Rezam os media: “O regime de Kadhafi é "anacrónico", está bloqueado pelo movimento de protesto e deve adaptar-se imediatamente, defendeu hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros português, que voltou a condenar a violência contra os manifestantes.”
Todavia em 1 de Setembro de 2009, Luis Amado lá foi à Líbia, para  à sombra da grande tenda do querido líder para comemorar os 40 anos da revolução local e para le runs excertos do livro verde.
O jonal “Público” de então (31 de Agosto de 2009) esclarecia: “De um pária na região visto como um louco e uma ameaça, o líder líbio passou entretanto a ser, após renunciar ao programa de armas de destruição em massa, um aliado do ocidente na luta anti-terrorista – e também um fornecedor de petróleo, especialmente para a Europa.” Pois, não há nada  como ser respeitável. Em suma, Lockerbie nunca existiu! 

 Dizia então Ana Gomes (do mesmo partido do Sr. Amado) à TVI: “«Revolta-me como portuguesa e diplomata portuguesa. Não advogo que se cortassem os laços, mas teria sido importante haver um maior envolvimento para apoiar a sociedade civil, que queria abertura da Líbia ao exterior».
O Bloco de Esquerda pela voz de José Manuel Pureza, líder parlamentar do BE, assumiu  hoje uma posição coerente sobre o assunto "Que os nossos governantes declarem a sua admiração pelos tiranos, que façam de figurantes nas suas operações de relações públicas, que enviem Forças Armadas para abrilhantarem o cerimonial do regime, que contribuam para ocultar a realidade da pobreza que é imposta a estas populações, isso é totalmente insuportável", afirmou Pureza,  frisando que o primeiro-ministro José Sócrates disse que o líder da Líbia era "carismático". 
Extraordinário! Para o governo de Sócrates, que visitou a Líbia 4 vezes,  em menos meia dúzia de meses, o regime passou a ser anacrónico e a não respeitar os direitos humanos. 
Quanto mais tempo é que temos de aturar estes mentecaptos? Digam-me, por favor

2 comentários:

Anónimo disse...

Ó "Arnesto", já te esqueceste da visita do Martins "das Cunhas" à tenda do beduíno??? Isto não começou ontem, espertalhão...

Ernesto disse...

Com o devido respeito, V. Exa. só lê parcialmente o meu blogue. Já agora leia "A Líbia e os inefáveis Sócrates e Martins da Cruz" de 21 de Fevereiro. O quê, V. Exa. acha que eu realmente não denunciei o sacripantas do Martin de La Croix? Que eu morro de amores por ele? Só não me referi ao facto de ele ter ido comer tâmaras â mesma tenda a que foi mais tarde o Amado (o tal que considerou, meses depois de ter estado com ele, que o Kaddafi tinha passado de "contemporâneo" a "anacrónico"). Obrigado pelo elogio. Sou um espertalhão, um vivaço, mas a inteligência neste mundo para pouco vale, como sabe.