Acção terrorista em Nova Iorque abortada por confissão do presumível autor - Um imigrante afegão parece ser o ponto focal das autoridades de segurança, policiais e judiciárias norte-americanas, no que tem sido descrito pelos meios de comunicação social ianques como a "ameaça mais séria da Al Qaeda para os EUA desde o 11 de Setembro." O referenciado pretendia, num atentado suicida, fazer explodir uma bomba em pleno metro da cidade de Nova Iorque.

O alegado terrorista Najibullah Zazi, de 25 anos de idade, declarou em tribunal que se deslocou aos Estados Unidos o ano passado, por ocasião do aniversário do 11 de Setembro, para, juntamente com cúmplices, fazer detonar uma bomba caseira numa carruagem de metro, no que designou como sendo uma "operação de martírio". Zazi desistiu da ideia ao inteirar-se de que estava a ser vigiado pelos serviços secretos e de que não seria possível pôr em prática os seus intentos.

Confessou-se culpado das acusações de conspiração para a utilização de armas de destruição maciça, de tentativa para perpetrar assassinatos premeditados em país estrangeiro e de apoiar materialmente uma organização terrorista.