sexta-feira, outubro 22, 2010


Faça-se luz na RTP





Já não lhes chega roubar-nos nas Estradas..........





Luz: portugueses vão pagar mais 31 milhões para financiar RTP


Há um duplo aumento em 2011: nas tarifas e na contribuição audiovisual

A subida da taxa para financiar a RTP vai provocar um aumento médio de 4,7% na factura eléctrica, avança o jornal «i» na edição desta segunda-feira. Ou seja, em termos práticos isto significa que, no próximo ano, haverá um duplo aumento na factura mensal da electricidade.

É que à subida de 3,8% no preço das tarifas (proposta da ERSE), passa a juntar-se o agravamento de praticamente 30% da contribuição audiovisual, que está assinalada na proposta de Orçamento do Estado para 2011.

Feitas as contas, a antiga taxa de televisão - paga nas facturas da luz - passa de 1,74 euros para 2,25 euros cada mês. Esta subida possibilitará a revisão em baixa da indemnização compensatória prevista para a televisão pública. Isto quer dizer que para reduzir a factura do Estado, o Executivo vai elevar a factura dos consumidores.

Ora, se juntarmos a subida de 3,8% da electricidade e os 29% da contribuição audiovisual, verificamos que a factura em termos médios vai aumentar cerca de 2 euros por mês para as famílias: o aumento será de 4,7% em relação à factura mensal média estimada pela ERSE, que este ano é de 40,6 euros (sem a contribuição audiovisual).

Recorde-se que a contribuição audiovisual vai garantir uma receita de cerca de 100 milhões de euros à RTP. Com a subida inscrita no OE2011, o acréscimo de receita ultrapassa os 30 milhões de euros.

Sem comentários: